PORQUE EU CREIO NAS ESCRITURAS
MANIFESTAÇÃO NO CORCOVADO

ESPERANÇA DOS HUMANOS

Li em algum lugar que a humanidade teria passado por três grandes humilhações: a copernicana, a darwinista e a freudiana. A primeira, por provar que a terra não é centro do sistema solar. A segunda, por ensinar que nossa espécie veio do macaco. A terceira, por declarar que não somos tão racionais como pensamos, uma vez que fatores inconscientes determinam o modo como usamos a mente.

Não acredito que Copérnico, Darwin e Freud tenham nos humilhado o suficiente. Ser pequeno não significa necessariamente não ter valor. Olhar para um passado humilde não impede de divisar a grandeza do presente. A razão conhecer seus descaminhos é uma das suas supremas realizações.

Conheço apenas uma afirmação que se fosse verdadeira seria capaz de causar real humilhação, e que, devido à sua natureza, viria acompanhada de angústia incurável. Falo sobre a inexistência de um Criador pessoal.

Se ele é real, meu lugar no universo está seguro, meu desenvolvimento como ser humano, sob seus cuidados, minha mente, capaz de pensar os pensamentos de Deus.

Sem Ele, o pálido ponto azul caminha para retornar à sua condição de poeira estelar, nossa espécie, à involução, nossa mente, ao saber que desespera.

De tudo o que eu li na história do pensamento ocidental, poucas verdades rivalizam em termos de importância à frase de Agostinho: "Tu nos fizeste para Ti, e o nosso coração não encontra descanso enquanto não descansa em Ti".

Comments

Feed You can follow this conversation by subscribing to the comment feed for this post.

Verify your Comment

Previewing your Comment

This is only a preview. Your comment has not yet been posted.

Working...
Your comment could not be posted. Error type:
Your comment has been posted. Post another comment

The letters and numbers you entered did not match the image. Please try again.

As a final step before posting your comment, enter the letters and numbers you see in the image below. This prevents automated programs from posting comments.

Having trouble reading this image? View an alternate.

Working...

Post a comment

Your Information

(Name is required. Email address will not be displayed with the comment.)