CRISTIANISMO E SANIDADE MENTAL
FÉ E RAZÃO

DUNKIRK E CIDADANIA

20525552_1946932032187614_5067878876584798582_nFui levado às lágrimas assistindo a Dunkirk. O papel desempenhado por simples cidadãos britânicos na salvação de mais de 300 mil soldados, que encontravam-se literalmente entre o mar e as tropas de Hitler, é sem dúvida uma das páginas mais belas da história da humanidade. Eles lançaram seus pequenos barcos ao mar, enfrentando as ondas, os tiros, os torpedos e as bombas movidos pelo amor à pátria e à fidelidade aos seus compatriotas, que se encontravam no campo de batalha.

Dunkirk fez-me sentir humilhado com meus parcos esforços pela transformação do meu país. Pedi a Deus coragem, amor, ideias, força, estratégia, para vencer os males que assolam o Brasil: o horror dos 60 mil homicídios anuais, a crueldade da morte de civis vítimas de bala perdida, a indiferença criminosa perante o assassinato de tantos policiais militares, a iniquidade da desigualdade social, a imoralidade da corrupção nos três poderes da República, a obscenidade das prisões superlotadas. Como enumerar as iniquidades desse país tão confuso, injusto e violento no qual tanto o seu povo quanto a sua cultura precisam ser resgatados do seu estado de petição de miséria?

Saí do cinema pensando no massacre em curso nas cidades nordestinas, no bebê Arthur que foi morto em decorrência de uma bala perdida que o atingiu quando ainda se encontrava no ventre da mãe, nas meninas Vanessa e Maria Eduarda mortas em operações policiais, nos 92 PMs assassinados no Rio de Janeiro e no quanto a manutenção de Michel Temer no cargo de presidente da República desmoraliza a democracia brasileira. Todos esses crimes ocorrendo perante os olhos de uma nação que se recusa lançar-se às ruas, em pleno regime democrático, para lutar por um país mais decente

É impossível assistir a Dunkirk e não sentir vergonha da forma como nós brasileiros lidamos com as injustiças do nosso país. Por que não nos lançamos às ruas para salvar os milhares que morrem nesse mar de violação de direito?

Comments

Feed You can follow this conversation by subscribing to the comment feed for this post.

Verify your Comment

Previewing your Comment

This is only a preview. Your comment has not yet been posted.

Working...
Your comment could not be posted. Error type:
Your comment has been posted. Post another comment

The letters and numbers you entered did not match the image. Please try again.

As a final step before posting your comment, enter the letters and numbers you see in the image below. This prevents automated programs from posting comments.

Having trouble reading this image? View an alternate.

Working...

Post a comment

Your Information

(Name is required. Email address will not be displayed with the comment.)