FÉ E RAZÃO
CRISTIANISMO X MORALIDADE

CASA VAZIA

20526117_1948076885406462_4288050339311220702_n
Essa é a casa da Rosângela, vista do meu jardim. Ela morreu semana passada, depois de longa e extenuante batalha contra o câncer.

Ela era a alegria da rua. Amiga de todos os vizinhos. Amante dos animais, das árvores, das flores, do belo.

Gostaria de ter alma poética para descrever o que sinto ao olhar para as plantas, os vasos nas janelas e os detalhes de uma casa cuja beleza foi concebida por alguém que não está mais entre nós. Sinto falta de chegar do trabalho e ver do outro lado da rua a luz acesa. Ela e o seu marido Henrique não tiveram filhos. A casa está vazia, como um corpo sem o sopro da vida.

Encontrei esses dias uma mulher que disse com indisfarçável orgulho e estranha expressão de triunfo que havia abandonado a fé aos quinze anos de idade e que era muito feliz sem Deus. Não consigo.

Sem a esperança que hoje tenho no evangelho, seria um perturbado, em busca desesperada, sem dar descanso noite e dia à minha mente, da resposta para o mistério dessa casa vazia do outro lado da rua.
Você não me encontraria lutando pelas causas mais justas e belas, você não me veria falando sobre os prazeres do amor entre um homem e uma mulher, você não me ouviria falar sobre as belezas de um universo desencantado. Em silêncio, conduziria minha busca sem tentar convencer a quem quer que seja sobre a "angst" da condição humana. Não veria sentido em dizer às pessoas que a vida não tem sentido.

Qual ser humano pode ser mais sensato do que aquele que está em busca do seu criador porque ainda não o encontrou ou do que aquele que o procura para conhecê-lo e amá-lo mais porque já o encontrou?

Um dia, sua casa também ficará vazia de você. Para mim é um enigma que essa não seja a questão mais importante da sua vida.

Antônio C. Costa

Comments

Feed You can follow this conversation by subscribing to the comment feed for this post.

Verify your Comment

Previewing your Comment

This is only a preview. Your comment has not yet been posted.

Working...
Your comment could not be posted. Error type:
Your comment has been posted. Post another comment

The letters and numbers you entered did not match the image. Please try again.

As a final step before posting your comment, enter the letters and numbers you see in the image below. This prevents automated programs from posting comments.

Having trouble reading this image? View an alternate.

Working...

Post a comment

Your Information

(Name is required. Email address will not be displayed with the comment.)