VIDA POR UM FIO
INCÊNDIO JUSTO

PAPO RETO

Crack e favelas

Visitei ontem três favelas do Rio: Jacarezinho, Coréia e Mandela. Horror. Número incontável de consumidores de crack. Como já era noite, a penumbra, associada à pobreza, lixo, colchões velhos, valas de esgoto, jovens sem expressão facial, garotos olhando pra baixo, tornavam o cenário desolador. 

Portas abertas

Estamos com duas portas abertas para servir a Deus: Polinter e Favelas do Complexo de Manguinhos. Preciso de dinheiro e mão de obra. Estão cedendo uma área enorme no Mandela para começarmos um projeto social. Criança pobre espalhada por todo lado. Centenas de traficantes querendo trabalho e saída para a vida que levam.

Ministro Palocci

Tem que sair. Está prejudicando a nação. Chega.

Bombeiros

Causa justíssima. Ora, pense no seguinte acordo entre patrão e empregado: "Faço um trato com você. Peço que você entre em casas em chamas, suba morro que desmoronou sob risco de ficar soterrado, mergulhe no mar em ressaca para salvar gente que está morrendo afogada, pegue cadáver na rua, e, no final do mês, dou-lhe 900 reais".

Transparência

Por que o governo não aproveita o embalo da crise dos bombeiros para mostrar suas contas? Quanto que ele arrecada? Para onde vai o dinheiro? Não entendo como a sociedade não cobra esse tipo de coisa.

Manifestações evangélicas

A nossa palavra deve ser sábia, educada e firme. Nada justifica a truculência. Não podemos fazer as coisas de modo a nos tornar odiosos aos olhos daqueles que dizemos querer ajudar.

Fernando Henrique e a maconha

Imbatível o seu argumento. Redução de danos. Lei seca foi uma praga nos Estados Unidos. Onde houver demanda haverá oferta e os meios mais criativos e criminosos de torná-la acessível ao consumidor. Solução: pegar os bilhões de dólares gastos em repressão e investi-los em prevenção, num ambiente de transparência. 

Diretor-geral do FMI e a camareira

Tristeza deixarmos nossos instintos assumirem o controle da nossa razão. Somos homens, não podemos nos comportar como gatos e cães. Jamais sacrificar ideais de vida pela satisfação de um prazer. Não trocar o direito da primogenitura por um prato de lentilhas.

Apple

Como essa empresa tem sido útil para o meu ministério com seus inventos. Uso tudo deles. O Ipad veio dos céus para os homens. Não uso mais papel no púlpito. Leio o livro. Gostei do autor citado. E compro a obra literária na hora pelo site da Amazon. Fazer as anotações e elas serem salvas na "nuvem" é obra da graça comum! 

Louva Rio

Boa música de adoração este final de semana na igreja onde sou pastor, na Barra da Tijuca. Procure se informar.

Generous Justice

A tradução desse livro pode ser de grande utilidade para o protestantismo brasileiro. Uma base bíblica sólida para o envolvimento da igreja com a pobreza, desenvolvimento social e engajamento político. Não há hoje nos EUA nenhum pastor protestante com tamanha amplitude de pensamento como Tim Keller, autor do livro.

Marxismo

Nunca fui e jamais serei. Mas, em nenhuma fase da minha vida fui tão simpático às suas idéias, certo de que, em parte, Karl Marx falou como profeta, cujas palavras precisam ainda ecoar -apesar de todos os absurdos do seu sistema de pensamento filosófico-, se é que queremos dignidade de vida para o trabalhador. Converse com um vendedor de fast food, como fiz outro dia, e venha me dizer o que você acha do conceito de  "mais valia" e de toda sua denúncia sobre apropriação gananciosa do salário do trabalhador feita pelo dono do negócio (patrão capitalista). Na verdade, se lêssemos a Bíblia sem o viés de classe média, veríamos as mesmas denúncias feitas pelos escritores sagrados.

 

Antônio C. Costa

Comments

Feed You can follow this conversation by subscribing to the comment feed for this post.

Esse papo reto ainda hoje anos depois se mostra cada dia que passa mais atual e coerente com nossa infeliz realidade. Não fosse o fato de eu ter passado anos da minha vida aprendendo como memorizar artigos da leis para ser aprovado em um concurso público já teria deixado esse país.

Verify your Comment

Previewing your Comment

This is only a preview. Your comment has not yet been posted.

Working...
Your comment could not be posted. Error type:
Your comment has been posted. Post another comment

The letters and numbers you entered did not match the image. Please try again.

As a final step before posting your comment, enter the letters and numbers you see in the image below. This prevents automated programs from posting comments.

Having trouble reading this image? View an alternate.

Working...

Post a comment

Your Information

(Name is required. Email address will not be displayed with the comment.)