REFORMA COMEÇA PELA DOUTRINA
RAZOABILIDADE DA PREDESTINAÇÃO

GERADO, MAS NÃO CRIADO

3941836797_fc9d40962f_m  Pastor Antonio Carlos, por favor me explique essa passagem Bíblica em Colossenses 1:15 Jesus "o primogênito de toda a criação". Ao ler ao pé da letra fico confusa pois parece que Jesus foi criado em algum momento. 

A palavra "primogenito" pode significar tanto o primeiro nascido, quanto aquele que goza das prerrogativas que são próprias de um filho mais velho. Na cultura hebraica, esse filho tinha direitos que os demais filhos não tinham. Gozava de autoridade sobre os irmãos.

Cristo é o primogenito da criação nesse sentido. Não no de ser o primeiro criado -as Escritura Sagradas ensinam com muita clareza que ele é eterno (Jo: 1)-, mas no sentido de ser aquele que exerce a primazia sobre toda a criação.

Ele é gerado e não criado. Eternamente gerado. Sem começo. Como a luz do sol. Não dá para imaginar a grande estrela sem a luz que dela emana. De igual modo, não conseguimos conceber a ideia de um Deus sem sua Palavra. Um Pai eterno sem ter um objeto eterno de contemplação e comunhão. Deus é bem-aventurança eterna em si mesmo por causa desse amor que há entre as pessoas da Trindade. A felicidade do Pai consiste em contemplar a beleza infinita do Filho. A felicidade do Filho consiste em ver o amor de um ser infinito ser derramado sobre sua vida.

O Senhor Jesus é Deus. Faz parte da própria definição da Palavra Deus o sentido de eternidade. Por isso que aquele que honrar o Pai e não honrar o Filho não terá parte no reino de Deus. Jamais Deus exigiria na sua Palavra amor pelo Filho que só é devido a Deus se o Filho não tivesse a mesma glória do Pai. Ter a glória do Pai é ser infinito. Infinito em relação ao espaço e ao tempo.

Antonio C. Costa

formspring.me/antoniocosta

Comments

Feed You can follow this conversation by subscribing to the comment feed for this post.

Jesus não é Deus e tem a mesma gloria do pai porque dele a herdou se jesus fosse Deus a Bíblia estaria errado pois afirma que só existe um Deus e um Senhor a saber Jesus Cristo e o sacrifício da cruz teria sido uma farça

Pastor Antonio, sua argumentação carece de precisão, pois se o sol, que você toma para exemplo, foi criado,não é eterno, como,então, compará-lo a Cristo?
Se assim fosse, então, Jesus seria criado como nossa estrela solar!
Nossa mente finita, infantil (se é que dá para classificá-la desta forma) não têm como entender tamanha grandeza que detém o Eterno Deus.
Se em Jesus "habita corporalmente toda a plenitude da Divindade",e "No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus e a Palavra era Deus", precisamos "esquentar"mais a cabeça quanto a pessoa de Jesus?
Por outro lado,só podemos conhecer a Jesus e a Deus sob auxílio do Espírito Santo, que "penetra todas as profundezas de Deus" logo,afirmar uma outra coisa concreta sobre a Divindade, têm que ter a orientação do Espírito Santo, coisa que nem todos os que pregam dispõem.
Claro que somos dotados de faculdades criativas e somos eternos insatisfeitos, querendo sempre saber mais e ainda mais sobre as coisas de Deus,mas,creio, que o simples relato das Escrituras sobre à pessoa de Cristo, deve bastar para satisfação de nossa curiosidade.
Abraços.

With blogs like this around I don't even need website anymore. I can just visit here and see all the latest happenings in the world.

Verify your Comment

Previewing your Comment

This is only a preview. Your comment has not yet been posted.

Working...
Your comment could not be posted. Error type:
Your comment has been posted. Post another comment

The letters and numbers you entered did not match the image. Please try again.

As a final step before posting your comment, enter the letters and numbers you see in the image below. This prevents automated programs from posting comments.

Having trouble reading this image? View an alternate.

Working...

Post a comment

Your Information

(Name is required. Email address will not be displayed with the comment.)